Outubro Rosa
top of page

Outubro Rosa



O Outubro Rosa nasceu na década de 1990 com o objetivo de estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre a doença e também promover a conscientização e proporcionar às mulheres o maior acesso ao serviço de diagnóstico e tratamento.

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) participa do movimento desde 2010, promovendo eventos técnicos, debates, apresentações e disponibilizando outros recursos educativos para disseminar informações sobre a prevenção e combate do câncer de mama. Neste ano, o Instituto desenvolveu o mote “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”, a fim de fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde, bem como desmistificar conceitos relacionados à doença.

O câncer de mama pode ser causado pelos mais diferentes motivos, mas sabe-se que a idade é um dos principais fatores de risco, visto que quatro em cada cinco casos acontecem após os 50 anos. Já o câncer de mama de origem genético corresponde a cerca de 5% a 10% do total de casos registrados

É importante que as mulheres realizem o autoexame periodicamente e, após os 40 anos, exames de rotina anuais para verificar se não há alguma alteração. Caso seja constatado algum caroço, alteração na pele da mama ou nos mamilos e pequenos nódulos nas axilas ou pescoço, procure imediatamente por um profissional de saúde para avaliação e diagnóstico. Quanto mais cedo a descoberta da doença, mais eficaz se torna o tratamento.

Fonte: INCA

44 visualizações
bottom of page