Outubro Rosa



O Outubro Rosa nasceu na década de 1990 com o objetivo de estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre a doença e também promover a conscientização e proporcionar às mulheres o maior acesso ao serviço de diagnóstico e tratamento.

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) participa do movimento desde 2010, promovendo eventos técnicos, debates, apresentações e disponibilizando outros recursos educativos para disseminar informações sobre a prevenção e combate do câncer de mama. Neste ano, o Instituto desenvolveu o mote “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”, a fim de fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde, bem como desmistificar conceitos relacionados à doença.

O câncer de mama pode ser causado pelos mais diferentes motivos, mas sabe-se que a idade é um dos principais fatores de risco, visto que quatro em cada cinco casos acontecem após os 50 anos. Já o câncer de mama de origem genético corresponde a cerca de 5% a