Varizes na gestação
top of page

Varizes na gestação



Mais conhecidas como varizes, as veias dilatadas de pequeno, médio ou grande calibre que costumam acometer principalmente os membros inferiores podem causar desconforto também às gestantes.

Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, 45% das brasileiras sofrem desse problema, que pode ganhar maior destaque na gestação. Isso ocorre devido ao corpo do mãe produzir mais sangue para sustentar ela e o bebê. O peso extra obtido durante a gravidez pressiona os vasos sanguíneos que precisa trabalhar para levar o sangue de volta ao coração. Esse fato acrescido da pressão do útero sobre os vasos pélvicos e aumento do índice de progesterona pode resultar nas varizes, que costuma aparecer ao final do segundo trimestre.

Apesar da predisposição e histórico com varizes, mulheres que nunca apresentaram o problema também podem notar esse incômodo durante a gestação. Mas a boa notícia é que alguns meses após o parto, a dilatação das veias e cor intensa podem diminuir.

Não há muitas maneiras de prevenir as varizes, mas um cuidado que as gestantes podem incluir em sua rotina é o uso de meias elásticas de média compressão, que ajudam também a aliviar o desconforto do inchaço, comum ao final da gestação.

Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.

30 visualizações
bottom of page