Animais de estimação: como eles podem estimular o desenvolvimento infantil?
top of page

Animais de estimação: como eles podem estimular o desenvolvimento infantil?


Quem tem animais de estimação sabe a alegria que eles trazem ao ambiente. Porém, ao se descobrirem grávidas, algumas gestantes ficam se questionando se a presença do animal será prejudicial à saúde do bebê. Mas você sabia que além de contribuir na saúde das crianças, os animais também estimulam o desenvolvimento infantil?


A maior preocupação das futuras mamães é em relação ao risco de alergias. Mas muitas pesquisas apontam que crianças que conviveram com animais até os cinco anos de idade, se tornam mais resistentes a alguns tipos de doenças, como a rinite alérgica e outras infecções de ordem respiratória.


E o convívio das crianças com cães e gatos também traz outros benefícios:


- Responsabilidade: um animal de estimação requer cuidados e, dependendo da idade da criança, ela pode se responsabilizar por alguns deles, como ajudar no banho, trocar água, ração e levar para passear. Essas ações, além de desenvolverem o senso de responsabilidade e necessidade de seguir regras, também favorecem o vínculo afetivo.


- Relacionamento: ao aprender a conviver com os animais, a criança desenvolve melhor as suas habilidades sociais através da sensibilidade, compreensão, observação e solidariedade. A relação com os animais auxiliam as crianças a desenvolver um vínculo mais forte com as pessoas, pois elas aprendem a dividir e a interagir.


- Ansiedade infantil: um estudo realizado pela Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos, acompanhou 643 crianças com idade entre 4 e 10 anos durante 18 meses. A conclusão? Crianças que convivem com animais de estimação tem menor probabilidade de sofrer com ansiedade infantil. Isso porque o animal tende a tirar o foco das preocupações, fazendo com que a criança curta o momento presente sem se preocupar com o que virá depois.


Além do mais, os animais são indicados para pessoas com deficiências sensoriais (cegos e surdos), dificuldades de coordenação motora, atrofias musculares, paralisia cerebral, autistas, portadores de Síndrome de Down, distúrbios comportamentais.


Depois de tudo isso, você ainda tem alguma dúvida de que os animais são os melhores amigos do homem e ótimos companheiros para crianças?


Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.

11 visualizações
bottom of page