Conheça as causas do choro dos bebês


Criança chorando

Para entender o choro dos bebês, primeiro é necessário entender que essa ação faz parte do desenvolvimento neurológico e comportamental do lactente. É a forma que ele encontra para se comunicar, sejam necessidades físicas ou emocionais.


Fome, calor, frio, medo, necessidade de troca de fralda e sono são as causas mais conhecidas e simples, podendo ser solucionadas ao combater o desencadeador do problema, isto é, alimentando, agasalhando corretamente, trocando a fralda, pegando no colo, etc.

Vale ressaltar que um bebê por volta da sexta semana de vida pode chorar até três horas diárias, diminuindo gradativamente com a idade, sem que haja algo de errado.


No entanto, existe o “choro de causas inconsoláveis”, que são aquelas que não apresentam causas facilmente identificáveis pelos pais e o bebê precisa ser levado a um pediatra. Nestes casos, a criança pode estar com cólicas, refluxo gastroesofágico, alergia à proteína do leite de vaca, constipações intestinais, fissura anal, infecções, lesões internas ou nos olhos ou até mesmo infecções que serão detectadas numa consulta com o médico.