Conheça as 5 posições mais recomendadas para amamentar
top of page

Conheça as 5 posições mais recomendadas para amamentar


As mamães de primeira viagem passam por momentos de muitos questionamentos, principalmente a respeito do cuidado com o recém-nascido. O primeiro contato do bebê fora do corpo da mãe e que tem o poder de estreitar os laços entre mãe e filho é na amamentação. Mas como?


A Munchkin Brasil reuniu 5 posições mais recomendadas para você, mamãe, oferecer o alimento mais completo do mundo ao seu pequeno(a):


Posição tradicional de mamentação

1. Tradicional

Na posição mais comum, o bebê fica de frente para a mamãe, barriga com barriga. O apoio do bebê é o braço do mesmo lado do peito em que ele mama. O ombro da mamãe deve estar relaxado, o braço de baixo do bebê deve abraçar a mãe. Utilize um travesseiro ou almofada para ajudar a apoiar o bebê e não sobrecarregar os braços.






2. Transversal

Esta posição se assemelha à tradicional. A diferença é que o braço que irá apoiar a criança será o do lado oposto do sei que se amamenta.











3. Invertida

Nesta posição a criança fica em cima de um travesseiro colocado de um dos lados, de forma que ele alcance a altura do peito da mãe. O bebê fica debaixo do braço da mãe e o corpinho dele corre pela lateral do tronco. Posição recomendada para gêmeos, já que é possível amamentar os dois bebês ao mesmo tempo.




4. Cavalinho

Na posição Cavalinho, o bebê fica sentado de frente para a mamãe, apoiado em uma das coxas dela e com as suas perninhas abertas. É importante que se use as mãos para apoiar a cabeça e o corpo do bebê (Reveja a fotografia da abertura deste #blog).



5. Deitada

Nos dias mais cansativos e durante a madrugada é a posição preferida das mamães. O bebê e a mãe deitam de lado. A cabeça do bebê precisa ser ajustada para a pega correta da mama. Neste caso, pode se elevar levemente a cabecinha do bebê com um travesseirinho fino.




O mais importante do processo é que, durante o período de amamentação, tanto as mamães quanto os bebês estejam confortáveis. O uso de uma poltrona dedicada ao período pode ser uma boa solução (para as posições de 1 a 4). Varie de seio e de posição para evitar o entupimento dos ductos de leite (acontecimento que pode causar infecção e/ou dor nos peitos – mastite).


Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.


1.204 visualizações
bottom of page