Uma das dúvidas das mamães é quanto à frequência que se deve lavar a cabeça dos bebês. É normal que nos primeiros dias de vida o cabelo do bebê permaneça oleoso, devido à ação do hormônio androgênio, e como em nosso país é comum tomar banho pelo menos uma vez no dia, geralmente opta-se por lavar a cabeça dos pequenos todos os dias. Será que isso está certo?
Segundo Miriam Sabino, dermatologista, o cabelo do bebê recém-nascido pode ser lavado diariamente, pois “está suscetível a infecções, sendo necessário mantê-lo limpo neste período”, afirma a especialista.
Ainda nos primeiros dias de vida, pode se fazer necessária a aplicação de óleo infantil para a remoção de crostas antes do uso de qualquer outro produto no couro cabeludo da criança.
É recomendado que se lave a cabeça do bebê fora da banheira com ele enrolado em uma toalha para não sentir frio. Além disso, é necessário enxaguar bem o cabelo e proteger os ouvidos da criança. Use toalha para secar.
Dicas extras
- A temperatura da água deve estar em torno de 37ºC;
- Opte por produtos com pH neutro;
- Não é necessário utilizar condicionadores nos primeiros meses;
- Não deixe o bebê dormir de cabelos molhados;
- O uso do secador só é permitido após os 06 meses de idade em temperatura e potência mais baixas;
- Para cabelos encaracolados, utilize o condicionador a partir dos 12 meses para pentear os fios.
Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.
Fonte: Revista Materlife – Fev/2019
Comments