top of page

Esportes na infância, quando começar e o que praticar?


Esporte na infância. Criança praticando natação com o pais

Perseverança, respeito, trabalho em equipe e integridade são valores presentes nos esportes. Os Jogos Olímpicos são exemplos disso e nos mostram que a dedicação pode resultar em conquistas únicas.


Para os pais que querem proporcionar esses valores para os filhos, mas estão com dúvidas sobre quais as melhores idades e modalidades, este texto vai te ajudar.


Uma coisa já pode ser dita: exercícios esportivos não têm idade, desde que sejam bem orientados e adequados à realidade de cada pessoa.


Para as crianças é interessante que os esportes estejam alinhados com as fases de desenvolvimento, sendo que até os seis anos de idade é indicado que o esporte seja encarado como uma atividade prazerosa, quase como uma brincadeira, sem competitividade.


A natação é uma ótima opção para iniciar a prática esportiva, pois auxilia na melhora da respiração e proporciona um ambiente com baixas possibilidades de quedas e machucados.


Já as crianças mais crescidas, com até dez anos, ginástica olímpica, ciclismo e corrida são alguns dos esportes recomendados, pois auxiliam no desenvolvimento do sistema cardiorrespiratório e psicomotor.


Mas é importante lembrar que o esporte passa a ser aspecto muito presente na vida das crianças e ter prazer na prática é essencial para manter o interesse pela atividade.


Por isso, fique atento aos esportes que mais chamam a atenção de seus filhos e não deixe de consultar um médico e um educador físico para auxiliar na prática esportiva.


Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.


Fonte: Materlife

43 visualizações
bottom of page