top of page

Saiba qual a frequência ideal para levar o bebê ao pediatra


Mãe e criança sorrindo em consulta na pediatra

Quando o bebê nasce várias preocupações surgem e ter um pediatra que acompanha a família é fundamental nessa hora. Além de cuidar da saúde do recém-nascido, esse profissional auxilia os pais em vários assuntos, sendo considerado um promotor de saúde.


Essas orientações visam proporcionar o desenvolvimento adequado do bebê, com boas práticas alimentares, estímulos motores e neurológicos. Mas qual é o melhor momento de levar a criança ao pediatra?


De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a primeira consulta deve ser no quinto dia de vida e dentro do primeiro mês o ideal é que sejam feitas no total três visitas ao médico.


Esse número de consultas no primeiro mês visa auxiliar na amamentação, acompanhar o peso e o desenvolvimento do recém-nascido. Depois, recomenda-se que as visitas ao pediatra sejam feitas pelo menos uma vez por mês até os seis meses de vida.

“A gente avalia o crescimento do perímetro encefálico, porque ele diz muita coisa para nós. Além disso, tem reflexos que o bebê tem que ter no primeiro mês de vida e um desenvolvimento neurológico e motor nos próximos meses”, explica a pediatra, Dra. Priscilla Duprat (CRM 56944).

Após os seis meses, a consulta passa a ser feita a cada dois meses e exames complementares começam a ser feitos. “Também encaminhamos as crianças para outros profissionais de saúde, como o oftalmologista e dentista”, complementa a pediatra.



Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria


7 visualizações
bottom of page