Iniciação escolar: confira duas dicas simples que ajudam no processo
top of page

Iniciação escolar: confira duas dicas simples que ajudam no processo


O processo de escolarização das crianças é extremamente rico para o desenvolvimento emocional e cognitivo. Mas nessa hora muitos pais e mães ficam com receio de se separar dos filhos. Por isso, temos duas dicas que vão auxiliar nessa etapa.

Antes de começar a ir à escola, as crianças costumam ficar em ambientes de acolhimento e estão acostumadas às pessoas a sua volta. Logo, qualquer mudança na rotina, como passar horas na escola, longe do local de costume, pode ser estranhado pelos pequenos.

Mas temos que lembrar que esse processo faz parte do desenvolvimento e estar no contexto escolar traz novas experiências saudáveis para o desenvolvimento.

A primeira dica para deixar essa etapa mais tranquila é em relação aos pais e mães. É necessário que eles estejam seguros em relação à nova etapa. Essa confiança será transmitida para os filhos e facilitará a adaptação.

Procure escolas com ambientes que tragam essa confiança e que sejam acolhedoras tanto para os pais quanto para as crianças. Além disso, converse com os professores para sanar qualquer dúvida.

Outra dica é conversar e explicar o que está acontecendo para as crianças. Mesmo que elas sejam pequenas, é importante que elas saibam o que esperar. Comunique o dia, o período em que ela ficará na escola e qualquer outro aspecto que julgar importante. Isso deixará a criança mais segura em relação às novidades.

Essa também é a hora de acolher os pequenos e deixar claro que a separação é temporária. Por isso, explique que em poucas horas vocês estarão juntos novamente e pergunte sobre o dia dela quando se reencontrarem.

Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.


Fonte: Entrevista com psicóloga Anyellem Pereira Rosa (CRP/04-22790) disponível no nosso YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=MvzdyTtfBJI)


13 visualizações
bottom of page