Já pensou em adotar um pet para o seu pequeno(a)? Saiba as vantagens
top of page

Já pensou em adotar um pet para o seu pequeno(a)? Saiba as vantagens



Já imaginou ter um animal de estimação em casa desde a infância do seu filho (a)? A companhia de um pet pode trazer inúmeros benefícios para a criança que poderão refletir até mesmo na sua vida adulta. Elas podem se tornar mais ativas (e menos sedentárias) ao desenvolver brincadeiras com os animais.


O contato cedo com cães, por exemplo, pode reduzir em até 15% a chance de a criança desenvolver doenças alérgicas, como a asma. Além disso, tal proximidade deixa o pequeno mais resistente a alergias, como dermatite atópica.


Outro ponto positivo para as crianças é que a convivência com um pet auxilia no melhor desenvolvimento de habilidades sociais, ao criarem uma relação de confiança com o animal e se comunicarem com ele. Também reduz a probabilidade de sofrer de ansiedade infantil.


Antes de adotar, é de suma importância que sejam avaliadas as condições a serem oferecidas ao animal, como o tempo necessário de atenção a ele, cuidados, obrigações e espaço adequado para criação do mesmo. Caso os pais não possam ter um pet e essa for a vontade da criança, é recomendado que se tenha uma conversa franca com a criança, explicando as limitações.


É recomendável também que a criança não seja muito pequena, já que tanto ela quanto o animal passarão por uma fase de adaptação e neste momento, podem acontecer acidentes.


Outra dica é escolher um animal de bom temperamento e optar por cães ou gatos com idade entre 1 e 5 anos, que já estão numa fase mais calma e não são frágeis como os filhotes. Se possível, possibilitar a convivência dos pequenos com outros animais de amigos ou familiares. Assim, é possível fazer um “teste” para ver como será a interação entre pet e criança antes de adotar.


Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.


11 visualizações
bottom of page