Pesquisa mostra que 10% das crianças estão acima do peso
top of page

Pesquisa mostra que 10% das crianças estão acima do peso


Uma em cada dez crianças com até 5 anos estão acima do peso. Esse é o resultado de uma pesquisa divulgada pelo Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI-2019). Olhando esse cenário, o que podemos fazer para melhorar essa estatística?


Em primeiro lugar, temos que entender o que está por trás desses números. Segundo o estudo, uma das hipóteses que explicam os dados é o aumento do consumo de produtos industrializados.


A quantidade de crianças com sobrepeso é o dobro do que era apresentado há 15 anos. Se cruzarmos esses dados com estudos sobre o consumo de alimentos industrializados, percebemos os números estão aumentando nos dois casos.


De acordo com uma pesquisa encomendada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e realizada pela Datafolha, o consumo de industrializados aumentou durante a pandemia de Covid-19 e a tendência é de alta para os próximos anos.


Entendemos que nem todas as famílias têm condições de proporcionar alimentação sem industrializados devido aos altos preços de outros tipos de alimentos e pela dinâmica do dia a dia.


Mas a orientação do Ministério da Saúde é evitar, sempre que possível, o consumo de ultraprocessados, incentivar a prática de atividades físicas e aumentar a quantidade de frutas, hortaliças e outros vegetais regularmente.


Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.


Fonte: Revista Crescer | Ministério da Saúde

6 visualizações
bottom of page