top of page

Por que é importante usar protetor solar nas crianças?


Criança com mais ou menos 3 anos com um desenho de sol feito com o protetor solar

Muitos pediatras recomendam as caminhadas e passeios no começo do dia com as crianças. E, sim, essa exposição solar moderada é benéfica e desejável para os pequenos. Mas, em contrapartida, a exposição excessiva é prejudicial. Por isso, é importante usar protetor solar nas crianças.

Pois, a pele da criança, principalmente até os 2 anos de idade, não está totalmente desenvolvida. Ou seja, ela é mais fina que a do adulto, produz menos melanina e é bastante vulnerável aos raios ultravioletas.

Desse modo, abaixo vamos te explicar a importância do protetor solar e em quais momentos é importante passar na criança. Confira!


Qual protetor solar usar nas crianças?

Existem 2 tipos de protetores solares no mercado: os físicos e os químicos. Sendo os primeiros aqueles que criam uma barreira física na pele, principalmente contra os raios ultravioletas.

E, os segundos que são compostos por partículas químicas que absorvem as radiações ultravioleta, impedindo a ação na pele. Esses protetores atuam principalmente absorvendo raios UVA e raios UVB e têm um maior risco de dermatite de contato, porém tem maior aceitação cosmética.

Ou seja, é necessário prestar atenção em qual protetor usar e sempre preferir aqueles indicados para crianças. Na dúvida, consulte um dermatologista para proteger de forma correta seu filho (a).

A partir de qual idade a criança deve usar protetor solar?

Bom, como falamos acima, nos primeiros meses ter contato com os raios solares moderados é importante para o desenvolvimento da criança. Mas isso é apenas nos primeiros meses.

Abaixo separamos as idades com seus devidos cuidados, confira!

  • 0 – 6 meses: Nesta fase, não é recomendado exposição solar prolongada. Ou seja, deve-se caminhar com o bebê por 15 minutos, duas ou três vezes por semana sem o uso do filtro solar para manter níveis adequados de vitamina D.

  • 6 meses – 2 anos: Com o bebê um pouco maior, é recomendado utilizar somente filtros 100% físicos, próprios para crianças.

  • A partir dos 2 anos: Recomenda-se o uso de filtro solar infantil, que são em geral uma mistura de filtros químicos e físicos. Desse modo, o protetor solar deve ser aplicado de 15 a 30 minutos antes da exposição solar e reaplicado a cada 2 horas ou após contato com a água ou transpiração excessiva.

Vale lembrar que é importante passar o filtro solar nas orelhas e nos lábios também!

Dicas para controlar a exposição ao sol das crianças:

  • Evitar exposição solar especialmente das 10h às 15h ou entre 11h e 16h no horário de verão.

  • Usar roupas e bonés adequados.

  • Usar óculos com proteção solar.

  • Filtros solares com FPS 30 ou mais.

  • Proteger-se também nos dias nublados, mesmo que a pele esteja bronzeada.

Portanto, não esqueça do protetor solar! Em você e nos pequenos! Pois para a Munchkin e para a saúde de ambos, detalhes fazem diferença.

Fonte: Amare Pediatria Especializada

83 visualizações

Comments


bottom of page