Qual a importância do vínculo entre a criança e o professor?
top of page

Qual a importância do vínculo entre a criança e o professor?



A qualidade da educação é uma das principais preocupações dos pais quanto ao aprendizado dos filhos. Mas você já parou para pensar na importância do vínculo que é estabelecido entre a criança e o professor?

Pois bem, num primeiro momento, na chamada primeira infância, que compreende os primeiros seis anos de vida, os pequenos são mais dependentes e tendem a criar vínculos afetivos com aqueles que possuem a imagem de cuidado e que vão transmitir a sensação de apoio e segurança.

Ao entrar na escola, a criança se depara com um novo mundo e a figura central daquele espaço é o professor. É aí que ela criará um vínculo com o profissional.


Essa relação é tão relevante porque é a partir dela que os pequenos estudantes vão criar bases de confiança, a aliada fundamental no processo ensino-aprendizagem.

Quanto maior o vínculo de confiança, melhor tende a ser o aprendizado. Um dos exercícios que colabora para isso é a construção de conhecimento por meio de diálogos e fortalecimento das interações durante as aulas. O professor ao estabelecer essa visão de abertura, cuidado e porto seguro, contribui para transformar o conteúdo em aprendizado.

Não há dúvidas quanto à importância e dedicação dos profissionais da educação. Nós, enquanto pais/responsáveis, além de nos preocuparmos com a qualidade da educação que oferecemos aos filhos, somos encarregados por promover a confiança e valorização desses profissionais.

Fique de olho no nosso blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e filhos ser cada vez mais intensa.


Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.


@munchkinbr

26 visualizações
bottom of page