Com as tecnologias, a realidade da vida moderna mudou rapidamente nos últimos anos. As brincadeiras deram lugar aos dispositivos com tela e aos "videozinhos" tão amados pelos pequenos. Apesar do contato com as telas só ser recomendado a partir dos dois anos para que não prejudique a visão dos pequenos (assista ao vídeo explicativo aqui), outro ponto que tem chamado a atenção dos especialistas é o desenvolvimento motor das nossas crianças.
Isso porque elas têm deixado de se movimentar e desenvolver sua psicomotricidade (desenvolvimento motor, relacionado ao desenvolvimento mental). Neste sentido, temos os chamados de "movimentos finos", que são aqueles que possibilitam o movimento das mãos. Ações como bater palminhas, apertar, recortar, pintar e desenhar estão intrinsecamente relacionadas à ação das mãos.
A ausência de atividades que trabalham o desenvolvimento motor está colaborando para que as crianças não tenham domínio sobre o próprio corpo. É observado dificuldades em movimentos simples, como pegar, apertar e manipular objetos, atividades necessárias, por exemplo, para uma boa escrita e, que, quando não é bem trabalhada, pode afetar também o desenvolvimento escolar.
Incentive brincadeiras no parquinho, pular amarelinha, desafios de obstáculos, jogos e esportes, além de atividades que estimulam a coordenação motora fina:
- Brincar de massinha
- Fazer recortes e dobraduras de papel
- Colagens com barbantes
- Pinturas a lápis, pincel ou até mesmo esponjas
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Fontes: Instituto NeuroSaber / Repositório UTFPR
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