Pediatra orienta sobre cuidados com o umbigo do recém-nascido
top of page

Pediatra orienta sobre cuidados com o umbigo do recém-nascido


Antes do nascimento, o cordão umbilical é responsável por ligar o bebê à placenta, que transfere micronutrientes e oxigênio da mãe para o filho. Mas, assim que é dada a luz, o cordão umbilical passa a não ter mais função e, por isso, é feito seu corte.


Sua função é fundamental para o desenvolvimento do feto e essa conexão dura por vários meses, o que cria um forte significado de vínculo físico entre mãe e filho. Mas após seu corte, como cuidar do umbigo do recém-nascido?


Em entrevista ao nosso canal do YouTube, a pediatra Dr.ª Priscilla Duprat (CRM 56944) passou orientações sobre a higienização do umbigo. “Ditos populares mais atrapalham do que ajudam. A gente tem que passar só o álcool 70% na parte branca e gelatinosa”.


Durante o banho, é normal que a região receba água, mas é fundamental secá-la bem após cada banho. Isso ajudará na correta cicatrização, assim como não abafar a região, seja com faixas ou objetos.


Já em relação à estética do umbigo a pediatra explica que depende de fatores genéticos. “Se fica para fora ou para dentro é genética. Amarrar, passar faixa não vai fazer diferença. É necessário deixar o umbigo ventilar para que ele possa secar e cair”.


Assista à entrevista completa em nosso canal no YouTube e tire outras dúvidas sobre os primeiros dias de vida do bebê.


Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.


Fonte: Entrevista com pediatra Dr.ª Priscilla Duprat (CRM 56944) disponível no nosso YouTube


14 visualizações
bottom of page