Como conciliar trabalho e maternidade



Cada vez mais inseridas e dedicadas ao mercado de trabalho, muitas mulheres adiam o sonho da maternidade, pois encontrar o equilíbrio entre ser mãe e profissional nem sempre é uma tarefa fácil. Mas a Munchkin tem algumas dicas que podem auxiliar quem deseja fazer uma encomenda à cegonha.

1) Planeje a gravidez: uma das maneiras mais eficientes de evitar conflitos no local de trabalho é planejar a gravidez e avisar a empresa com antecedência. Dessa forma, tanto você quanto o setor de recursos humanos tem tempo hábil para providenciar e treinar outra pessoa para seu cargo durante a licença-maternidade.

2) Nada de culpa: de acordo com pesquisa realizada pelo IBOPE Mídia, 67% das mães que trabalham gostariam de dedicar mais tempo aos filhos. As mulheres em geral tendem a se sentir inseguras ao deixar o bebê para voltar à rotina do trabalho. Nesse caso, o apoio da família e do companheiro ajudam muito. Não sinta pressa de retornar ao trabalho, pois a lei garante de quatro a seis meses de licença-maternidade.

3) Diminua a jornada de trabalho: caso seja possível e não comprometa o orçamento doméstico, trabalhar meio período pode ajudar no processo de adaptação tanto da mãe quanto do bebê.

4) Foco: quando estiver no trabalho, não é legal ficar ligando de 15 em 15 minutos para saber como está o seu filho. Além de desgastar emocionalmente a mãe, essa atitude pode ser considerada como falta de confiança por parte de quem está cuidando da criança.

5) Renúncia: a partir do momento que a mulher se torna mãe, é importante ter em mente que será necessária certa renúncia. Conciliar carreira profissional e maternidade é sinônimo de passar menos tempo com o filho e delegar alguns cuidados a terceiros.

6) Home Office: uma alternativa para não deixar o trabalho de lado e passar mais tempo com o seu filho é o home office. Caso sua profissão e chefe permitam que você trabalhe de casa, basta se organizar: é preciso saber dividir o tempo, as tarefas e tomar cuidado para não se distrair com as questões domésticas.

Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.

Fontes: Materlife | M de Mulher

#maternidade #trabalho #gravidez #planejamento

8 visualizações

© 2020 Munchkin - Sylink Baby Products. Importadora e distribuidora dos produtos Munchkin no Brasil. (11) 3559-8490